Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Até as princesas soltam pum

         Laura chegou em casa, depois da escola e foi direto conversar com o pai, trazendo, atrás da orelha, uma pergunta importantíssima:
— Pai, as princesas soltam pum?
         Esse tinha sido o tema da discussão entre meninas e meninos. Os meninos, claro, escatológicos como de costume, afirmavam, com toda certeza, que tanto a Branca de Neve, como a Bela Adormecida e a Cinderela eram as maiores beidonas de seus reinos. 

         As meninas, sem poder admitir a identidade humana de suas princesas dos contos de fadas, xingavam o meninos até não poder mais. Foi com essas inquietações que Laurinha chegou em casa. Quer assunto mais profundo do que os problemas gastrintestinais das princesas? Pois é. Está tudo descrito no Livro Secreto das Princesas, que felizmente, o pai de Laura, tinha em sua biblioteca pessoal.
         Até as princesas soltam pum é, sem dúvidas, um dos meus livros infantis favoritos. Escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Ionit Zilberman, o livrinho rosa publicado pela Brinque-Book é um convite à diversão, à leitura e ao pensamento.
         Essa é uma ótima sugestão, de presente para o aniversário que você foi convidado. Afinal, Quem disse que criança não gosta de ganhar livro de presente? Boa leitura! 
         Ah, e se você ficar curioso ou curiosa com esse livro, mas não gostar de acumular objetos, você pode ser uma das primeiras pessoas a colocar em circulação um Livro Livre. Já ouviu falar nisso? É um movimento que vem acontecendo em vários lugares cuja a proposta é deixar um livro em lugar público para que seja encontrado ou encontre uma pessoa que o queira ler. Depois, a pessoa que pegou o deixará, novamente, em um local público para que outro encontro aconteça. Não é demais? Vamos começar?

NANOBIOGRAFIAS

ILAN BRENMAN é psicólogo, formado pela PUC de São Paulo, doutor pela Faculdade de Educação da USP. Autor de mais de 18 livros, tais como, Clara, As 14 pérolas da Índia, Gabriel, Pai, todos os animais soltam pum? e Gabriel, já para o banho!, editados pela Brinque-Book. É contador de histórias há mais de 16 anos. Mas informações: WWW.ilan.com.br.

IONIT ZILBERMAN nasceu em Tel Aviv, mas há muitos anos vivi em São Paulo.Formou-se em artes plásticas e atualmente trabalha como ilustradora. Adora livros infantis (não só quando está trabalhando), e tem vontade de fazer cinema de animação. Ionit também ilustrou outros livros publicados pela Brinque-Book: João boboca ou João Sabido? e As 14 pérolas da Índia.




3 comentários:

  1. Oi Karê,
    Uma idéa maravilhosa desta escritora... E divertida.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pum!
    Este assunto é polêmico, sem dúvida. Quando me falaram deste livro achei que alguma coisa não cheirava bem, , mas depois de ler o seu texto o ar ficou mais claro, mais limpo. Vendo estas opções de literatura infantil, sou obrigado a dizer que sinto saudades da minha infância, apesar das aventuras de Pedrinho e Narizinho no Sítio, O Menino do Polegar Verde (talvez estivesse aí começando minha paixão pelo Palmeiras)

    Karê, além do texto você deu dicas importantes, parabéns!

    Mauzinho

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita constante de vocês! Assim, eu me animo a continuar! Ah, Mauzinho, obrigada pelas correções. São sempre muito bem vindas.

    ResponderExcluir