Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jantar metafórico

Boa noite querida leitora, querido leitor! Aqui está mais uma Crônica de Balaio para inspirar o risco de bons encontros. Boa leitura!


            E eu que achava que já tinha aprendido a dizer não. Também, o Alê foi tão insistente, tão insistente e eu estava me sentindo tão sozinha, tão sozinha, que aceitei. Mas isso foi antes. Ontem, já não me sentia tão sozinha, só não tinha mais jeito. Impossível recusar. Será? Uma saída seria inventar uma mentira bem convincente. Não, não. Dei tantas desculpas sem consegui recusar, que qualquer argumento que usasse agora, estamparia na cara que era arrependimento. O Alê, com certeza, iria se chatear. É, e nessa fase de me sentir mais ou menos sozinha, ele tem sido tão presente, que é até ingratidão, não ir. Puxa vida, mas um jantar com ele, o namorado e a mãe!? Tudo bem, tudo bem. Esse não será o primeiro nem o último programa de índio de que vou participar. O pior é que não podia nem acreditar que tudo vale a pena quando a alma não é pequena, porque a minha esta mesmo bem pequenininha. Bom, o jeito foi me arrumar.
            Toquei a campainha, depois de me anunciar na portaria, e quase não tive que esperar.
— Boa noite minha filha, entre. Meu nome é Mirtes. O seu, como é mesmo?
— Karenina, Anna Karenina.
— É verdade, o Alê me disse, mas sabe como é né? Nessa idade a gente já não se lembra mais dessas coisinhas. Vamos chegando. ‒ Entrei no apartamento com aquele sorrisinho amarelo na cara e na cabeça o pensamento que só confirmava o desejo de não estar ali. Cumprimentei o Alê e o Bruno, que terminavam os últimos preparativos na cozinha e logo me ofereci pra fazer uma caipirinha.
— Caipirinha? Alessandro, meu filho, amigo que não sabe beber, não é de confiança. Além do mais, nem pensem em fazer caipirinha com a cachaça que eu trouxe. Seria um sacrilégio!! Não, não e não!
            Isso é que é saber dizer não. Bem que eu podia aproveitar a convivência e aprender essa tarefa de uma vez por todas, nessa noite. Aí eu diria assim: gente, boa noite. Obrigada pelo convite, mas eu não quero estar aqui. Vou indo, tá? “É, e se isso acontecesse não seria você a convidada, meu bem. Não é verdade? Então relaxa, toma uma cachaça, que você gosta, e viaja na conversa com essa senhora excêntrica.” Ali, ou eu ia embora e estragava a noite de todo mundo, menos da dona Mirtes; ou eu ficava emburrada e estragava a noite de todo mundo, menos da dona Mirtes, ou relaxava e fazia o que eu gosto muito, conversar com quem tem histórias pra contar. E a dona Astró devia ter muitas.
            Sem que eu tivesse chance de esboçar qualquer reação à sua fala, lá estava ela com um copinho de cachaça na mão. Parei aqueles dois segundo cruciais e aceitei. Senti o cheiro agradável de uma boa cachaça, apreciei o copo de bambu, que na minha impressão deixa o sabor mais suave e degustei o primeiro gole como quem faz uma prece, pedindo a bênção de uma noite gostosa.
Deliciosa. A cachaça era simplesmente deliciosa. Dona Astró logo me chamou para sentarmos na sala, ao lado da janela. Na mesinha de centro estava a mina daquele ouro. Uns beliscos, pães e flores compunham aquele pequeno retângulo, cuidadosamente arrumado. Depois de mais um gole, dona Astró foi logo me avisando para não chamá-la de senhora, sob pena de maldição. Dei risada e levantamos mais um brinde. Foi aí que resolvi iniciar uma conversa e perguntei se a viagem tinha sido boa. Perguntei pelos outros filhos, pelos netos. Ela foi respondendo essas e as perguntas não feitas. Contou sobre a vida nos campos do Rio Grande, sobre as dificuldades e de como ela gosta de ter luz, máquina de lavar roupa, liquidificador e poder comprar café torrado e moído na mercearia da esquina.
— Não minha filha, o campo é bonito, mas a vida lá dura. Não é só de chimarrão e cavalgada, que se vivi lá, não.
— E quando o Alê veio pra cá, a senhora...
— Senhora é sua mãe!
— Me desculpe, é o costume. Mas e aí, sentiu muitas saudades dele?
            Nesse momento os meninos sentaram conosco. Completamos os copinhos com aquela maravilha e fizemos mais um brinde. Enquanto a cachaça ainda descia macia por nossas gargantas, a Astró já balançava a cabeça positivamente, respondendo à minha pergunta anterior.
— Claro que senti. Eu amo muito esse meu filho. Mas eu sabia que ele precisava sair dali. Ele precisava. O bom é que agora eu vivo passeando pra lá e pra cá. Até me lembra o tempo do circo.
— Circo, Astró?
— Eu não te falei Kare, que a mamãe viajava com um circo antes de se apaixonar pelo velho? Astró é nome artístico. O dela é...
— Você não tá nem doido de me lembrar desse nome. Horrível!
— Ela era a mulher do mágico, Kare.  
— E ele era bonitão e gostava de mim. Não sei que invenção foi aquela minha de me apaixonar pelo bronco do teu pai. Mas eu sei. Ele tinha um olhar de arrasar quarteirão. Quando botou aqueles olhos em mim, eu me derreti.
— Os olhos, mamãe? Eu sei... Os olhos é a metáfora, não é não?
— Ha, ha, ha ‒ ela deu uma gargalhada contagiante ‒ Metáfora? Eu adorava aqueles olhos metafóricos. Mas bom mesmo eram os assuntos metadêntricos! ‒ aí a risada foi geral.
— E a senhora, quer dizer, tu ainda sabe fazer mágica?
— Ah não, Kare, por que é que tu foi falar nisso? Agora ela vai passar a noite fazendo mágica e contando história de circo.
— Ô menino chato! Se a visita quer ver uma magicazinha, qual é o problema? Sei sim, minha filha.
            Ali começou a noite de verdade. O jantar virou apenas a metáfora de um encontro que, pelo visto, seria muito interessante. E minha alma, que tinha chegado pequena e mirradinha, até parecia ter ganhado peso. Vai ver que já era mágica de circo! 

3 comentários:

  1. Adorei o jantar, a crônica é saborosa...
    beijos
    bel

    ResponderExcluir
  2. Muito mágica a sua crônica! Adorei. bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai, meninas... muito obrigada por ler meus textos e ainda se dedicar a fazer comentários tão estimulantes. Beijos, queridas!

    ResponderExcluir