Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

O mito da criação das ondas



            Sou fascinada com os mitos de todos os povos. São sempre histórias essenciais e profundas que jogam luz na nossa existência. O conto que apresento hoje, ouvi há pouquíssimo tempo. Quem me contou foi a Cecília, a criadora dessa pintura que ilustra a postagem de hoje. Esse mito yorubá conta como surgiram as ondas. Nessa época de ressaca da Rio + 20, ele está mais vivo do que nunca. Para começar bem a semana, mais uma História das que vou catando por aí.

            No começo do mundo, quando os oceanos tinham acabado de ser feitos, eles não eram assim, como conhecemos hoje. O mar parecia um enorme espelho de tão calmo, refletindo dia e noite as imagens do céu. Seus habitantes viviam tranquilos em meio aquela imensidão líquida, cuidados por sua senhora Iemanjá. Mas com o passar do tempo, os homens começaram a jogar no mar tudo o que não queriam mais. Desrespeitavam Iemanjá e seu reino. As casas das mulheres e homens estavam sempre lindas e arrumadas, mas a casa de Iemanjá vivia cheia de lixo e sujeira. Os peixes foram desaparecendo, as conchas das praias não apareciam mais e as algas haviam perdido o vigor. Grandes animais como baleias, golfinhos e arraias já não eram vistos de tempos em tempos, como de costume. Seus filhos humanos sentiam faltam do que o reino de Iemanjá lhes dava, mas não percebiam o grande mal que estavam fazendo. 


            Iemanjá e os habitantes dos mares eram diariamente molestados e sua casa profanada. Se continuasse daquele jeito, nenhum dos seus filhos marinhos sobreviveria. Irritada com tanto descaso dos humanos, Iemanjá decidiu reclamar com Olorum. Ele ouviu as reclamações e deu-lhe o dom de devolver à praia as coisas ruins que as pessoas jogassem no mar. Foi aí que surgiram as ondas, para revolver as águas do mar, varrer as praias e devolver à terra o que não é do reino de Iemanjá. Surgiram também as marés que fazem o mar subir e descer num movimento que jamais cessa, do mesmo modo que jamais cessa a vida de Iemanjá e seu eterno respirar. Desde então, Iemanjá vem protegendo seu reino enviando ondas, vagas, ressacas e até tsunamis. Melhor mesmo é cuidarmos desse reino, de onde tiramos parte importante do que nos mantém vivos.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber qual a fonte de onde vc coletou esse mito.
    Estou fazendo uma pesquisa, procurei o mito em diversos lugares e não encontrei a fonte. Agradeço de antemão

    Célia

    ResponderExcluir
  2. Olá Célia, obrigada pela visita, querida.
    Este mito, eu li num livrinho do Reginaldo Prandi, o mesmo autor daquele amarelo bem lindo: Mitologia dos orixás. É bem possível que você encontre esse mito nesse outro livro dele. Agora, eu não vou lembrar o nome desse livro. Se você precisar eu posso perguntar à Cecília. Abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir