Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Chapeuzinho Amarelo


            Chapeuzinho amarelo é uma história linda, poética e profunda. A Chapeuzinho tinha medo de tudo no mundo. Não saía de casa, não corria na rua, não subia em árvore, nem comia fruta no pé. Ouvir conto de fada, nem pensar! Ela tremia toda só de imaginar.



“Não ia pra fora pra não se sujar.
       Não tomava sopa pra não ensopar.
          Não tomava banho pra não descolar.
       Não falava nada pra não engasgar.
           Não ficava em pé com medo de cair.”

         

            Pois é, era assim a Chapeuzinho Amarela. Mas tinha um medo que era o maior de todos. Era o “medo do medo do medo do medo de um dia encontrar o LOBO”. Até que um dia... ela encontrou o LOBO. O que aconteceu? Ah, você não acha que eu vou contar, acha? E estragar a delícia que será ler este livro? Nunca! 




               Aliás, olha de quem é essa história! Chico Buarque. Ele mesmo! E quem ilustrou foi Ziraldo Alves Pinto, ou só Ziraldo. O livro é 1979 e até 1997 foi publicado pela Berlendis & Vertecchia Editores (RJ). Desde então, vem sendo publicado pela Editora José Olympio e já está na 26a edição, publicada em 2010.
          


              Como sempre, as fotos servem só para abrir o apetite, e dessa vez, nem preciso apresentar as biografias do autor e do ilustrador. A história, como diz o autor, foi feita pra Luísa, mas o livro não é só dela. É também da Sílvia, da Helena, da Janaína, da Alaíde, da Luíza, do Antônio e dos outros. Porque Quem disse que criança não gosta de ganhar livro de presente?

Divirtam-se!



3 comentários:

  1. Dei esse livro de presente pra uma amiga que tem 2 irmãos pequenos, no dia seguinte ela me fala que eles estavam me mandando beijos agradecendo o livro, que amaram.
    Gosto de literatura, em especial, literatura infantil e estou curiosa pra ler seu livro que a Deyse vai me emprestar.
    O blog tá muito bacana, parabéns!

    Nadsa

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!! Você me deixa muito feliz com esse comentário. Depois me conte o que achou do Encantador de traças, tá? Não deixe de passar por aqui. Mas deixe pistas! Um abraço, karenina.

    ResponderExcluir
  3. Karê,

    Foi um belo casamento este entre o Ziraldo e o Chico Buarque. A união entre o "Menino Maluquinho" e o "Estandarte do Sanatório Geral". Eu li o livro e adoro quando a Chapeuzinho Amarelo vai... Não vai, não vou contar o que aconteceu também... Seria "a gota d'água" para quem não sabe a história. Não vou contar, vou manter a minha fama de Mauzinho.

    Beijo,

    Mauzinho

    ResponderExcluir