Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Desencantado com a Livraria Cultura


      Olá queridas e queridos visitantes. Esta semana, tenho certeza, a leitura será agradabilíssima. Um, porque a crônica é de um amigo queridíssimo, escritor renomado na nossa turma de alunos do querido e azul professor Gilson Rampazzo. O Maurício, ou Mauzinho, como o chamamos carinhosamente, me presenteou com essa crônica, que é nada mais, nada menos do que um fato verídico, de verdade verdadeira e quem não acreditar pergunte à Terta. 
         Dois, porque para acompanhar e embelezar, teremos duas lindas fotos de uma leitora muito ilustre do “Encantador de traças”, Mirela Rodrigues. O nenê mais elevado espiritualmente que já conheci. Tenho certeza que a Mirela veio para este mundinho de meu Deus, com uma missão muito especial e difícil, porque ela vive concentrada e atenta a tudo ao seu redor. Quando lhe entreguei o livro, lá no aniversário do Arthur, depois de autografá-lo, ela segurou com força e me olhou fixamente nos olhos. Foi emocionante! Se duvidar, ela já sabe é ler. A gente que não percebeu ainda.

           Essa crônica do Mauzinho abre alas e inaugura a participação dos seguidores (que termo engraçado, não é?) do Balaio. Tomara que os outros se animem! Como vocês verão, Mauzinho é meu amigão! Boa viagem pelas Crônicas de Balaio!


Desencantado com a Livraria Cultura
Maurício Schmidt

Estava no horário de descanso do meu trabalho que fica bem em frente ao Conjunto Nacional na Avenida Paulista e aproveitei para dar um pulo na Livraria Cultura.

- Moça, você tem o livro O Encantador de Traças?

A vendedora ficou pensando um pouco e resolveu pesquisar na base de dados do computador da livraria. Primeiro colocou somente a palavra traças. Apareceram milhões de títulos envolvendo traças: "Como eliminar traças", "As traças da casa mal assombrada", "A vida sexual das traças", "Traçofobia"...
Depois foi pela palavra encantador. Daí foram bilhões de nomes: "O Encantador de Serpentes", " O Encantador de Cachorros", "O Mundo Encantado de Walt Disney", mas nada do mundo encantado das histórias de Anna Karenina.

- É um lançamento recente?
- Sim, dizem que é um belo livro infantil.
- Ah, então é por isso, está lá no setor de livros infantis.

Fui até a seção infantil...

- Bom dia. Estou procurando um livro chamado "O Encantador de Traças"
- Pois, não. Vou verificar aqui no sistema.

Novamente aparecem diversos nomes de livros envolvendo as palavras encantador, traças... Mas nada do encantador livro de Anna Karenina.

- Você sabe quem é o escritor?
- Sim, é Anna Karenina Azevedo Martins.

O vendedor procurou, procurou e novamente nada.

- Espere um minuto, vou chamar a gerente do setor.

Em alguns minutos aparece a gerente. Os dois discutiam alguma coisa. Pelo que eu escutei, a gerente disse ao vendedor: "Seu ignorante, Anna Karenina é o nome do livro!"
Então ela veio falar comigo:

- Qual é mesmo o nome da escritora?
- Anna Karenina.
- Desculpe, senhor, mas este não é o nome do livro? Eu preciso do nome da escritora.
- Mas é Anna Karenina Azevedo Martins. Aqui é a Livraria Cultura?
- Sim.
- Pois eu acho que está faltando cultura, pelo menos aqui no setor infantil. Um livro encantador como este deveria estar exposto nas prateleiras.
- Mais um minuto senhor. Vamos procurar pelo nome da escritora.

A gerente digitou começando pelo sobrenome, Karenina: nem milhões, nem bilhões, mas pelo menos mil títulos surgiram envolvendo a Anna Karenina, do Tolstoi, lá da Rússia, que mais cedo ou mais tarde será conhecida aqui no Brasil como "a outra" (Karenina).
A gerente, sem jeito, tenta arrumar uma desculpa por não ter o livro.

- Olha, desculpe, mas, não encontramos o livro que procura, porém, temos outras obras aqui e se quiser você pode encomendar este livro, faremos uma cotação dos preços...
- Não, obrigado. Estou vendo que aqui nesta livraria a cultura está entregue ás traças... 


5 comentários:

  1. Pois é...depois de barbarizar muitos bons vendedores a Livraria Cultura acabou assim. Triste não ter o livro da Anna lá. Falha mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karê, como sempre é muito prazeroso ler o seu blog, a Mirela é encantadora, crianças roubam a cena. Mas a cronica em sua homenagem é justa, penso que em breve todas as livrarias terão o seu livro.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog. Muitos membros, muitas matérias, mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Queridos, agradeço muito as visitas, os comentários, os parabéns! Sintam-se sempre convidados a participar! O espaço é nosso.

    ResponderExcluir